Central DJ
www.centraldj.com.br

CENTRAL DJ NEWS


TBT - Culture Beat

Vamos viajar no tempo e contar a trajetória deste grupo icônico na história da música eletrônica

por Levi Nicomedes - 09/04/2024



Eis que em 1990 eu tinha 13 anos, início da minha adolescência, fase de muitas descobertas e também foi o ano que através dos meus tios descobri a Dance Music e uma das primeiras músicas que me foi apresentada foi a "I Like You" do Culture Beat, foi paixão a primeira vista! Logo em seguida veio "No Deeper Meaning" que elevou o nível.

Esse grupo alemão teve várias formações mas a base de tudo foi em 1989 com Torsten Fenslau – DJ do lendário Dorian Gray Club em Frankfurt. Estiveram juntos com ele no início seus amigos Jeans Zimmermann (que não ficou por muito tempo e deixou a formação) e Peter Ziweier.

Mas o primeiro single lançado por eles não foi nenhum dos mencionados acima. Foi uma produção em idioma alemão com nome de "Der Erdbeermund" com o vocal de Jon Van Nelsen:

Pouco tempo depois foram contratados o rapper norte americano Jay Supreme e a cantora alemã Lana E. no qual foi lançado o single icônico (na minha opinião) "I Like You" que fez parte do primeiro álbum "Horizon":

Abaixo você confere o primeiro single "I Like You"

Ainda no álbum Horizon está outra grande produção "No Deeper Meaning", embora a versão club mix, que é a melhor, não conste na coletânea, mas aqui podemos conferir:

Em 1993 saiu Lana E. para a entrada da inglesa Tanya Evans e foi aí que veio o mega sucesso "Mr. Vain" um divisor de águas na Eurodance:

"Mr. Vain" fez parte do segundo álbum "Serenity"

 

Neste álbum ainda teve outras músicas de grande repercussão "Got to Get It":

E Anything:

No final de 1993, o grupo sofreu uma grande perda com a morte trágica em um acidente de carro do fundador do grupo Torsten Fenslau. Quem assumiu a direção do grupo foi Frank Fenslau irmão mais novo de Torsten. Frank coordenou o lançamento do terceiro álbum intitulado de "Inside Out".

Além de "Inside Out" tivemos outros sigles lançado como "Crying In The Rain":

E "Take Me Away"

Depois de divulgar o terceiro álbum Tanya Evans deixou o grupo para fazer carreira solo e quem assumiu o seu posto foi a norte americana Kim Sanders.

Kim teve passagens por projetos com os singles "Hold On" de Loft e "Impossible" de Captain Hollywood Project. Temos uma matéria exclusiva sobre Kim Sanders que você pode conferir no link no final desta matéria.

Durante as gravações do novo álbum quem deixou o Culture Beat foi o rapper Jay Supreme dando lugar a uma nova voz masculina.

Após todas essas movimentações, saíram os singles com os vocais de Kim Sanders:

"Pay No Mind"

"Rendez Vous"

"You Belong"

Após 3 anos, Kim Sanders foi substituída pela cantora britânica Jackie Sangster e foi lançado o single "Insanity":

10 anos após ao lançamento de "Mr. Vain", foi lançado uma nova versão em comemoração ao maior sucesso da história do grupo chamado de "Mr. Vain Recall" bem mais hard que a original:

Culture Beat ainda continua com Jackie Sangster como a representante do grupo, embora não tenha lançado mais singles, mas o site continua ativo.

É inegável que Culture Beat está nos corações dos amantes da música eletrônica, inclusive no meu e deixou seu legado.

https://culture-beat.com/

https://www.centraldj.com.br/news/?n=71


Central DJ A casa da música eletrônica no Brasil - [ política de privacidade ] - [ termos de uso ]
Desenvolvido por InWeb Internet