CENTRAL DJ NEWS
Conheça o Deee-Lite, grupo multicultural bem doidinho dos anos 90
Um novaiorquino, um russo e um japonês juntos pela música eletrônica
por Arvy - 08/04/2024
Conheça o Deee-Lite, grupo multicultural bem doidinho dos anos 90
por Arvy - 08/04/2024
O Deee-lite foi um trio de música dance e música house formado na década de 1980 em Nova York e com as primeiras músicas de sucesso, do primeiro trabalho, World Clique, lançadas em 1990 pela Elektra Entertainment, atualmente uma subsidiária da Warner Communications. A banda foi formada em 1986 como um duo na cidade de Nova Iorque, com Lady Miss Kier nos vocais e Supa DJ Dmitry (nascido na União Soviética como Dmitry Brill) como o DJ. Se tornou um trio quando DJ Towa Tei se juntou ao grupo em 1988.
A banda tocava tanto em clubes de hip-hop quanto em clubes de house music, e tanto em clubes LGBTQ+ quanto em clubes heterossexuais, incluindo o festival drag Wigstock e a abertura das apresentações de De La Soul e Jungle Brothers. Como descrito pela revista Rolling Stone, "eles estavam desenhando multidões vívidas, multirraciais e pansexuais". Parte do apelo da banda era sua inclusividade, como notado pela revista Mademoiselle: "como um grupo, eles são um festival de individualidade; como uma banda, eles são uma festa a que qualquer um pode comparecer".
Os três juntos produziram seu primeiro álbum em 1990. Kier escreveu todas as letras e melodias, e também organizou o contato com Bootsy Collins para realizarem sessões conjuntas. Dmitry tocou guitarra, teclado e baixo, e Towa juntou samples para preenchimentos e ritmos. Bootsy Collins lhes apresentou The Horny Horns, Fred Wesley, Maceo Parker, Mudbone Cooper e Bernie Worrell. Além disso, ele lhes ajudou a montar a banda da turnê.
O Deee-Lite foi capturado pela cena mainstream com o seu maior single, "Groove Is in the Heart", lançado em Agosto do mesmo ano, se tornando um sucesso instantâneo em diversos países. A canção apresenta vocais do rapper Q-Tip (do coletivo de hip-hop A Tribe Called Quest), bem como o famoso loop de baixo sampleado da canção Bring down the birds, de Herbie Hancock, e vocais adicionais de Bootsy Collins, um fã da banda.
Em 1992 a banda volta com o álbum Infinity Within, este carregado de mensagens políticas e problemas sociais. O carro chefe do álbum, Runaway, acabou por atingir o topo nas paradas dance dos Estados Unidos. Do álbum, também foram lançados os singles Thank You Everyday, I Had A Dream I Was Falling Through A Hole In The Ozone Layer e Pussycat Meow. No entanto, o álbum falhou em obter o mesmo sucesso de seu antecessor. A banda também não recebeu fundos da gravadora para financiar a turnê do segundo álbum, como havia sido prometido no contrato com a Warner.
Em 1994, o relacionamento conturbado entre Kier e Dmitry chega ao fim, junto com o grupo.
Confira também Good Beat:
Há um vídeo bem legal do canal O Som do K7 no YouTube contando mais detalhes: