CENTRAL DJ NEWS
Information Society: uma banda que mexeu com a música eletrônica
A história da banda que contagiou as pistas no começo dos anos 90
por Arvy - 19/03/2024
Information Society: uma banda que mexeu com a música eletrônica
por Arvy - 19/03/2024
Eu sou uma pessoa suspeita para falar sobre Information Society porque sou amigo de cada membro da banda há muitos anos, mas com certeza esse seria um texto que em algum momento eu teria que fazer.
O Information Society foi uma banda que marcou muito a minha adolescência, porque foi na época em que comecei a ouvir as rádios e a entender o que seria a minha paixão com a música eletrônica até os dias atuais. Considero que a banda fez um trabalho incrível principalmente no começo dos anos 90, utilizando samples e criando uma atmosfera muito diferente, que com certeza marcou demais a passagem da música eletrônica dos anos 80 para os anos 90.
A banda foi formada em 1981 nos Estados Unidos com a união de três amigos que moravam na cidade de Minneapolis: Paul Robb, Kurt Harland e James Cassidy. Eles tiveram diversas influências de muitos estilos musicais e bandas como Kraftwerk que foram precursoras do que seria a música eletrônica no começo dos anos 90. Lançaram inicialmente um primeiro álbum em 1983 ("The InSoc EP") com algumas músicas e posteriormente em 1984 ("Creatures of Influence") com músicas que com certeza não chegariam nas rádios mais que foram importantes para a banda crescer e depois lançar o primeiro álbum com o próprio nome da banda em 1988.
A primeira grande música de destaque foi "Running" lançada em 1985 e que teve grande destaque principalmente nas pistas, e depois "Repetition" em 1988 que é uma das músicas ainda bastante executadas nas rádios do mundo todo, e principalmente do Brasil pela sua balada romântica. O grande sucesso viria depois com "What's on Your Mind" também em 1988 que fez a banda ser muito conhecida nos Estados Unidos e Japão, e claro também aqui no Brasil. Outros grandes sucessos como "Walking Away" foram grandes sucesso das rádios e das pistas.
O segundo álbum lançado em 1990 com o nome de "Hack" teve grandes sucessos como "Think" e "How Long", e foi justamente quando fiquei muito mais fã do que já era antes. Em 1992 o lançamento do álbum "Peace and Love, Inc" trouxe grandes outros hits, mas proporcionalmente teve menos sucessos que os álbuns anteriores.
Aqui no Brasil a música "Cry Baby" foi tema da novela "Deus nos Acuda", da Rede Globo, e posteriormente a música "Slipping Away" esteve na trilha da novela perigosas peruas. Até mesmo a música "Running" voltou a tocar na novela "Gente Fina".
Basicamente o que a maioria das pessoas conhecem é o Information Society até 1993 quando a banda teoricamente se desfez. Na verdade chegou em um momento em que todo mundo precisava trabalhar e formar família então o projeto meio que acabou ficando encostado. O Kurt, vocalista da banda, chegou a fazer um álbum solo em 1997 com o nome de "Don't Be Afraid", que tinha um som bem mais dark, e lembrava muito músicas de vídeo-game, que era com o que ele trabalha até atualmente.
Em 2006 eles se juntaram novamente mas o Kurt estava com excesso de serviço e problemas em família então acabou participando indiretamente, deixando os vocais para um outro vocalista que foi contratado, Christopher Anton, juntamente com os back vocals de Sonja Myers. Foram produzido albuns com os nomes de "Synthesizer" e "Oscillator", que inclusive tiveram músicas tocadas aqui na Central DJ. Até mesmo a Max pop Music, a mesma responsável pelo projeto Kasino, fez alguns remixes de algumas músicas.
A banda começou a fazer shows, inclusive no Brasil, mas de uma forma esporádica e não se prendendo a ideia que precisariam fazer dinheiro. Eles continuaram trabalhando em criar músicas basicamente para os fãs e fazer a venda online. Foi quando lançaram outros álbuns como "Modulator" em 2009 e o "Hello World" em 2014, e posteriormente "Orders of Magnitude", lançado em 2016. O álbum "ODDfellows" foi lançado em 2021, inclusive em vinil (que eu tenho!). Recentemente fiquei sabendo que ainda existem músicas em produção e que pode gerar um novo álbum quem sabe para os próximos anos.
Uma das curiosidades que todo mundo se lembra, ocorreu em 2009 quando a banda fez uma rápida apresentação no programa Domingão do Faustão da Rede Globo. Até hoje ainda os fãs falam deste assunto por que o Kurt, sem entender muito o que o Faustão estava perguntando, e também devido a tradutora não ter sido clara na tradução em tempo real, fez com que o Kurt desse uma resposta atravessada para o Faustão e causasse um certo embaraço ao vivo, que infelizmente fez com que a banda nunca mais possa participar de alguma apresentação ao vivo na Globo. E, pelo que eu conheço deles, tenho certeza que não fazem nenhuma questão...
Kurt no Faustão
Outra curiosidade que eu acho interessante com relação ao primeiro álbum de sucesso, em 1988, foi que era para ele ter sido lançado antes, mas foi barrado por direitos autorais porque usava uma grande quantidade de samples do Star Trek. E ele só foi liberado pelo filho do Leonardo Nimoy, que fazia o Spock na série. Ele foi fundamental para o sucesso da banda, liberando todo o material para ser utilizado.
E pra fechar mais uma curiosidade que ocorreu em 2004. Um programa de televisão chamado "Bands Reunited" tentou juntar a banda para um show teórico no canal VH1 americano. O vocalista Kurt tinha recusado de participar porque ele sempre odiou televisão. E o que acabou indo ao ar foi uma distorção completa de tudo o que tinha acontecido durante as tentativas de gravação, mostrando como a televisão é perita em adulterar os fatos, gerando uma história totalmente diferente do que realmente tinha acontecido. Chegaram a falar que os membros estavam brigados e que não queriam se ver porém, na verdade, eles nunca deixaram de ter contato, inclusive indo visitar um ao outro durante todos esses anos.
Pra fechar, meu site InSoc Brasil pode ser acessado em www.insoc.com.br embora ele esteja bem desatualizado. Quem sabe um dia eu dou uma nova cara pra ele!