CENTRAL DJ NEWS
Batidas do futuro: O Crescimento do Drum'n'Bass no Spotify
94% de aumento nos streams e um público jovem liderando o movimento
por Fabrício Lopes - 06/01/2025
Batidas do futuro: O Crescimento do Drum'n'Bass no Spotify
por Fabrício Lopes - 06/01/2025
O Brasil deixou sua marca no mundo do drum'n'bass, especialmente nos anos 2000, quando DJs como Marky e Andy, além de produtores como Xerxes, Patife e Drummagick, levaram o gênero das periferias para o cenário global. A conexão com as comunidades locais fez com que as festas aqui tivessem uma energia diferente, mostrando como o "drumba" sempre encontrou formas de se reinventar.
Enquanto isso, na Inglaterra, o drum'n'bass ganhou as ruas com as chamadas "bike raves". Imagine milhares de ciclistas dançando ao som das batidas eletrônicas pelas ruas de Bristol! Esse movimento começou com o DJ Dom Whiting, em pleno lockdown de 2021, e logo se espalhou por cidades como Barcelona e até São Paulo. Uma mistura de liberdade, música e inclusão, provando que a música eletrônica não precisa de grandes casas noturnas para fazer história.
E o gênero continua a crescer. Segundo o Spotify, os streams de drum'n'bass aumentaram 94% no Reino Unido desde 2021, impulsionados por uma nova geração de artistas e colaborações incríveis. Além disso, 68% dos ouvintes têm menos de 34 anos, mostrando que o "drumba" está conectando as gerações mais jovens.
Para celebrar, o Spotify lançou o mini-documentário DnB: In For Life, com depoimentos de ícones do estilo.
Confira:
* O Central Flash Plus, da Central DJ, preparou um especial com clássicos do drum'n'bass, tanto internacionais quanto nacionais. Para quem quiser ouvir e reviver esses momentos históricos, é só clicar no link abaixo
Central Flash Plus