Central DJ
www.centraldj.com.br

CENTRAL DJ NEWS


C+C Music Factory

O ritmo que definiu uma geração

por Fabrício Lopes - 15/05/2024



C+C Music Factory foi um grupo musical americano formado em 1989 por David Cole e Robert Clivillés. O grupo é mais conhecido por seus cinco singles de sucesso: "Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)", "Here We Go (Let's Rock & Roll)", "Things That Make You Go Hmmm...", "Just a Touch of Love", e "Keep It Comin'". A banda parou de gravar em 1996, após a morte de Cole. Em 2010, o C+C Music Factory reformou-se com Eric Kupper substituindo Cole. O membro original Freedom Williams adquiriu os direitos de marca registrada do nome em 2003 e ainda faz turnês sob esse nome.

David Cole e Robert Clivillés se tornaram amigos quando ambos se apresentaram no clube Better Days (Clivillés como DJ e Cole como tecladista) no final dos anos 80. Em 1987, Clivillés e Cole formaram um grupo de house music de curta duração chamado 2 Puerto Ricans, a Blackman and a Dominican, junto com David Morales e Chep Nuñez. Lançaram alguns singles de sucesso menor antes de se separarem em 1989.

Após a separação do grupo, Clivillés e Cole continuaram a gravar músicas juntos sob o nome 28th Street Crew. Em meados de 1989, lançaram um álbum intitulado I Need a Rhythm, que alcançou o número três na parada Dance da Billboard. No mesmo ano, produziram o álbum de estreia do grupo feminino Seduction, que alcançou status de ouro nos EUA.


Em 1989, Clivillés e Cole formaram o C+C Music Factory, incluindo o rapper Freedom Williams e a cantora/dançarina liberiana Zelma Davis. Em dezembro de 1990, lançaram seu álbum de estreia Gonna Make You Sweat, que alcançou o número dois na Billboard Top 200. O single "Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)", com vocais de Martha Wash não creditada, tornou-se um hit internacional, alcançando o primeiro lugar na Billboard Hot 100.


Em 1991, o grupo lançou os singles "Here We Go (Let's Rock & Roll)" e "Things That Make You Go Hmmm...", ambos certificados como ouro nos EUA. O single final do álbum, "Just a Touch of Love", também foi um grande sucesso, sendo destaque na trilha sonora do filme Mudança de Hábito. Em 1992, lançaram "Keep It Comin' (Dance Till You Can't Dance No More)", que também alcançou o topo da parada de dança da Billboard.

Em 1994, após a saída de Freedom Williams para seguir carreira solo, o C+C Music Factory lançou seu segundo álbum, **Anything Goes!**. Embora o álbum não tenha se saído bem nas paradas, o single "Do You Wanna Get Funky" foi um sucesso nas paradas de dança.

Em 1995, David Cole faleceu de meningite espinhal. O grupo lançou seu terceiro álbum em novembro de 1995, mas se desfez logo após.

C+C Music Factory acumulou um total de sete músicas número um nas paradas de dança. "Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)" foi incluída no top 10 das "100 Maiores Músicas de Dança" da VH1. Em 2003, Freedom Williams adquiriu a marca registrada federal para usar o nome "C and C Music Factory" em performances ao vivo, e ainda faz turnês com esse nome.

Martha Wash processou o grupo por não ser creditada em "Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)", levando a um acordo em 1994 e a uma mudança na forma como os vídeos musicais creditavam os artistas. Outra controvérsia envolveu o uso não autorizado de uma amostra na música "Get Dumb! (Free Your Body)", resultando em uma ação judicial favorável a Boyd Jarvis.

O C+C Music Factory deixou uma marca na história da música dance e continua a influenciar artistas e DJs em todo o mundo.


Central DJ A casa da música eletrônica no Brasil - [ política de privacidade ] - [ termos de uso ]
Desenvolvido por InWeb Internet